quarta-feira, 25 de maio de 2016

ABRAÃO, O SERVO E A ORAÇÃO


texto: Raiany Laurindo - euescolhiesperar.com/artigos
Abraão quando velho (idade avançada) tinha consciência que era muito abençoado pelo Senhor em todas as áreas. Certa vez, ele pediu ao seu servo mais velho que fosse a procura de uma esposa para o seu filho, fruto da promessa que Deus havia feito. Abraão fez seu servo jurar que não procuraria nenhuma jovem dentre os cananeus para ser sua nora, mas sim uma moça que estaria entre seus parentes.   

Quando o servo partiu para a Mesopotâmia e, ao cair da tarde, viu que era chegada a hora de várias moças irem buscar água, então, ajoelhou seus camelos ao redor do poço e orou ao Senhor dizendo: “Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede que a jovem a que eu disser: Por favor, incline seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: ‘Bebe. Também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor”.   

Antes que ele terminasse de orar, chegou Rebeca com o cântaro em seu ombro. Ela era filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão. - Tudo aconteceu da forma como ele pedira anteriormente ao Senhor. Ela repetiu as palavras que o servo de Abraão dissera em oração a Deus. Ele contou a Rebeca tudo o que havia ocorrido até aquele momento. Vou adiantar um pouco a história. - Após terem ido até a casa da moça, explicado a família, ela ter aceito ir para a casa de Abraão para se casar com Isaque, Rebeca levou com ela suas servas.   

Olha o que aconteceu (Gênesis 24:62-67):   

“Isaque tinha voltado de Beer-Laai-Roi, pois habitava no Neguebe. Certa tarde, saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximava camelos. Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo, e perguntou ao servo: ‘Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?’   

‘É meu senhor’, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu.   

Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou;”   

Quantas vezes você já chegou para o Senhor a procura de respostas que acabem com seus questionamentos? Abraão viu que estava na hora de Isaque ter uma família, ter uma esposa para cuidar e ser cuidado. Mas, calma! Não estou falando apenas sobre o nosso lado sentimental. Vejamos Isaque como o sonho de Abraão, e Rebeca como a realização desse sonho. Mas antes disso tivemos duas coisas: o servo e a oração.   

Tudo que fazemos tem que ser para honra e glória de Deus, mas nem sempre pedimos orientação ao Senhor. E a nossa confiança? Precisa melhorar, não é, rapaziada? - Abraão teve fé, mas deu instruções ao seu servo. Jesus também nos dá instruções e nos ilumina o caminho. O servo, por sua vez, orou confiante que Deus faria como ele pediu. Antes do fim da oração Rebeca chegou e agiu como o servo havia pedido enquanto orava. 

Eles se encontraram, se olharam, o servo contou tudo a Isaque e eles se casaram. Ele a amou. - E aí? Você tem causas nas mãos de Deus, certo? Pois é, mas tens colocado essas causas com todos os sonhos e confiança? Nosso patamar de entrega a Deus ainda é muito pequeno. Precisamos melhorar! Esse texto bíblico me mostrou que devo continuar orando pelos meus sonhos, fazer a minha parte, esperar no Senhor e acreditar que na hora certa Deus vai fazer o melhor.   

Confie! Deus ouve as suas orações.  Jesus esteja contigo, e você esteja com Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário