quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ORAÇÃO E GRATIDÃO: ANTÍDOTOS PARA PREOCUPAÇÃO

texto: Denise Tomaz de Souza - lagoinha.com

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6,7)

Quão fácil é encontrarmos hoje um grande número de pessoas que já se tornaram mestres na “Universidade da Ansiedade”, permitindo que a inquietação e preocupação façam morada no coração. Quantos de nós somos assim?
Afinal, para todos os lados que olhamos há sempre alguém dizendo ‘faça isso’ ou ‘faça aquilo’, ‘você precisa ter isso ou comprar tal coisa’. E, se não conseguimos, temos medo de ficar à margem de uma sociedade onde ter é mais importante que ser.
Pessoas correm de um lado a outro ansiosas pelo amanhã, preocupadas com o futuro, inquietas com o momento. Perdem a saúde buscando coisas, perdem a paz se envolvendo em confusões e perdem o equilíbrio querendo sempre mais. Até mesmo doenças graves são provocadas por transtornos de ansiedade.
Mas haverá remédio para esse mal? O que Jesus e Sua Palavra têm a nos ensinar sobre o assunto? Certamente, muito. E a resposta mais clara e direta dEle talvez seja nos dizer que nossa preocupação é simplesmente irrelevante e irreverente.
Lemos em Mateus 6:27: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”. Ou seja, a preocupação é irrelevante porque não altera em nada o curso da vida. Você já tentou resolver um problema se preocupando com ele? Conseguiu encontrar a solução em meio às turbulências e força na preocupação? Absolutamente, não. Nenhum minuto de vida pode ser acrescentado.
É irreverente porque a preocupação e ansiedade nos levam a agir sempre por nossa conta. Assumimos os riscos, o controle, e nos tornamos autossuficientes. Isso nos faz esquecer que há somente Um que pode fazer o impossível. Deus é o Único que tem o controle de todas as coisas.
Na instrução do apóstolo Paulo, encontramos uma resposta dupla para, enfim, resolvermos a questão: eliminar a preocupação exige fazermos a nossa parte e deixar Deus fazer a parte dEle. Oração e gratidão encerram a questão quanto à nossa parte a ser cumprida. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. (Filipenses 4:6)
Quando oramos com fé e entregamos a Ele as nossas limitações, demonstramos confiança no Deus que está acima de qualquer circunstância e impossibilidade. Cultivar um coração grato nos tornará mais leves e receptivos às bênçãos que o Senhor tem para nós.
Quanto mais oração, menos preocupação. Por isso, ouse orar, ouse começar.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário