sexta-feira, 22 de novembro de 2013

BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES


Foto: humorcomconteudo.com.br
Texto: Pr Marcio Valadão - lagoinha.com
Humildade vem do latim humilis, que permanece na terra, não se eleva da terra, humilde, baixo. Humildade segundo o dicionário Houaiss é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”.
Humildade não é o que muitas pessoas imaginam. A qualidade de humilde não vem de uma pessoa que anda sem tomar banho, esmolando e outros olham e dizem: “Fulano é tão humilde”. Não, isso é relaxamento. Você verá o que a Palavra tem a dizer sobre humildade, e perceberá que se trata de uma característica que o Senhor espera encontrar na minha, na sua vida.
É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos. É na humildade que entendemos como o Senhor toca o nosso coração. Muitas vezes perdemos o que Deus tem preparado para nós por Ele não encontrar um coração humilde; um coração pronto para ouvir o Senhor, quando olha as promessas Dele.
Provérbios é um livro riquíssimo de promessas, vejamos algumas delas: Provérbios 16, verso 19:“Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.
Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser relaxada, mal cheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.
Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”.Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes. A graça é quando reconhecemos que tudo o que precisamos, não recebemos por nossos méritos, mas vem pela vontade de Deus. Recebo, não por que mereço, mas por graça. A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus.
Reconheça essa verdade que está e Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4:“O galardão da humildade”.A resposta, a bênção, o favor do Senhor. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida”.
Isaías 66.2: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme na minha palavra”.
Deus quer olhar para você, o prazer dele é encontrar um coração humilde, um coração de criança, um coração simples.
“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma  criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe” (Mateus 18.1).
Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário