sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O Ano Sabático: SHEMITÁ

texto: wikipedia; yeshuachai.org

"Falou mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo: fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra. Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo; E ao teu gado, e aos teus animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento. Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, e santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família". (Levítico 25 1-10)

Shemitá (hebraico): שמיטה, literalmente "libertação", também chamado de Ano Sabático, é o sétimo ano do ciclo de sete anos da agricultura ordenado pela Torá para o povo de Israel.

Assim como o sábado é o descanso semanal das pessoas e dos animais, a terra também tem o seu sábado: seis anos são para a semeadura, mas o sétimo ano é de descanso.

Neste sétimo ano, é proibido semear o campo, podar a vinha, segar o que nascer da seara e colher as uvas da vinha não podada.

Apenas o produto do descanso da terra servirá como alimento, inclusive o gado e os animais da terra.
Após sete períodos de sete anos, o quinquagésimo ano é santificado - este é o ano do jubileu.

A Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que segundo o judaísmo tradicional, foram dadas a Moisés para que a entregasse e ensinasse ao povo de Israel.

Chamada também de Lei de Moisés (Torat Moshê, תּוֹרַת־מֹשֶׁה), por vezes o termo "Torá" é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o conjunto da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (ver Talmud) e os ensinamentos rabínicos.



Este é o Ano Sabático que teve início em 25 de setembro de 2014 e vai até 13 de setembro de 2015.


A liberdade do Messias e do Jubileu

As duas palavras Hebraicas comuns para “Liberdade” – “D’ror” e “Chofesh”. Qual a diferença?

‘Chofesh’ indica uma liberação provisória com a possibilidade de voltar à servidão. É usado ao tipo da liberdade quando é conectado ao ano de Shemitá.

‘Dror’ é usado quando é aplicado à liberdade permanente e à liberdade de independência, e usado quando a liberdade é aplicada ao ano do Jubileu.

Em Levítico 25:10, o ano 50°, e apregoareis (D’ror) liberdade. Realiza-se neste tempo o perdão dos débitos a liberdade dos escravos, por isto Yovel é chamado "Jubileu da libertação."

Após proclamar ‘Shanat ratzon l’Adonay – ano aceitável do Senhor,’ Yeshua parou de ler, e indicou então que ‘Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos…’ Usar estas palavras adiciona à força que Yeshua (Jesus) estava dando à passagem que citou.

Por que você acha que Yeshua parou ali e não continuou?

Porque Yeshua (Jesus) primeiro veio como O Ungido (Messias) “Sofredor” conhecido nas literaturas antigas judaicas como Mashiach ben Yosef (Messias filho de José). Yeshua (Jesus) veio obedecer radicalmente a vontade do Pai que é Deus.

Era vontade do seu Pai que ele devia sofrer morrer, e fornecer o ‘Pesach’/sacrifício e consequentemente o ‘Yom Kipur’ para a humanidade.

A morte de Yeshua forneceu meios da reconciliação com Deus e a seu Reino, à volta ao Éden.

A parte do texto que Yeshua não leu e que deixou de fora foi, ‘e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes…’ será cumprido por ele, mas não até sua segunda vinda.

Virá como as literaturas antigas judaicas indicam o chamam de Mashiach ben David (Messias filho de David), virá como um Rei e Juiz para julgar os habitantes da terra e governar sobre eles de Jerusalém com justiça e estabelecerá de vez o Reino do seu Pai, O Deus de Israel.

Shalom.

vídeo abaixo um resumo do quanto esta época é de mudanças em todo mundo.


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