Fonte: www.lagoinha.com/vidacrista
“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10.45)
Quero iniciar trazendo algumas definições interessantes para a palavra Resgatar: “Recuperar algo cedido a outrem mediante pagamento do preço: resgatar um objeto; libertar a preço de dinheiro ou concessões: resgatar prisioneiros.” E quando li essas palavras, foi inevitável não pensar na relação desse significado com o que Deus fez pelo Seu povo e por nós por meio de Jesus.
No Antigo Testamento, a figura de um resgatador é facilmente identificada em Deus. Vemos isso claramente em vários pontos da história de Moisés e do povo conduzido pelo deserto. No livro de Êxodo 6.6, lemos a promessa do Senhor em resgatar o povo de Israel da escravidão do Egito: “Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com grandes juízos.”
Deus sempre trabalhava a favor de Seu povo – pessoas que Ele amava e desejava resgatar do pecado, da idolatria, da rebeldia e de tantas coisas que entristeciam o Seu coração. Aos que reconheciam a Sua soberania, Deus revelava Seu amor e os resgatava.
E foi assim durante muitos e muitos anos – de Gênesis a Malaquias (Velho Testamento) Deus trabalhou previamente preparando a Terra para a vinda do Salvador e Resgatador – Seu filho Jesus. Por isso, no Novo Testamento, a figura do grande resgatador passa a ser visualizada em Cristo!
Além do texto citado no início, Mateus 20.28 também registra que Jesus veio para “dar a sua vida em resgate por muitos”. Esse resgate não foi barato e não havia dinheiro no mundo suficiente para pagar o preço da minha e da sua vida, pois em 1 Pedro 1.18-19 lemos que não fomos resgatados com ouro ou prata, mas com o precioso sangue de Jesus. Além disso, não somos meros objetos, mas seres criados à imagem e semelhança do grande Deus.
Nossos pecados faziam separação entre nós e Deus, nos impedia de ter livre acesso e intimidade com o Pai, por isso Jesus precisou vir ao mundo, morrer e, com Seu precioso sangue, pagar o resgate pela nossa vida a fim de que, ao aceitar Seu sacrifício por nós e o reconhecermos como nosso Salvador, tenhamos a certeza de vida eterna com Ele.
A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno e que o inimigo vem para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para nos resgatar da escravidão do pecado e dar vida em abundância.
Por isso, amado leitor, se você já entregou sua vida a Cristo, valorize o preço que foi pago pela sua salvação. Se, porventura, você ainda não reconhece Jesus como seu Salvador, não deixe passar a oportunidade de aceitar esse amor e a vida eterna! Você não precisa mais viver sob o jugo e escravidão do pecado porque Jesus já pagou na Cruz o resgate pela sua vida!
Que Deus o abençoe com a revelação da Sua poderosa Palavra!