segunda-feira, 20 de junho de 2016

NAMORO NA ADOLESCÊNCIA


texto: Nelson Junior - euescolhiesperar.com/artigos

"Qual a idade de certa para namorar?" essa certamente é uma das perguntas que mais recebo nos meus emails. Pergunta típica de adolescentes, não me recordo de alguém com mais de 21 anos me fazer esta pergunta.
Bem a resposta vai na contra mão daquilo que a maioria dos adolescentes desejam. E antes que alguém pense: "pra você é fácil falar isso, agora que é um adulto casado" me adianto dizendo eu não namorei na adolescência apesar de ter desejado isso. Entendi ainda nesta fase que o que Deus tem para mim sempre será melhor do que aquilo que desejo para mim.

"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino" (1 Coríntios 13:11 NVI)

Em mais de vinte anos ajudando jovens percebi como é importante orientar muito bem nossos adolescentes (talvez alguns aqui não tenham isso de idade ainda) ao longo dos anos não tenho encontrado bons motivos para apoiar o namoro na adolescência. Muitos jovens hoje não conseguem viver um romance saudável ou não possuem uma vida emocional estável por causa do histórico conturbado de uma vida amorosa mal sucedida na adolescência.

Adolescência vem do latim, ADOLESCER, que significa, amadurecimento. Ou seja, essa é a fase linda da vida que estamos amadurecendo, ´percebo que muitos nesta fase sofrem demais em suas vidas sentimentais e desnecessariamente.

Namorar na adolescência considero um pecado? Não! Mas também não acredito ser inofensivo ao contrário da opinião da grande maioria. Apesar de não achar um pecado, peça experiência prática no ministério pastoral namorar antes dos 18 anos considero uma grande perda de tempo e na maioria dos casos uma experiência frustrante.

Ao argumento "conheço muito adolescente mas maduro que muita gente mais velha!" já me adianto, é um engano achar que a maturidade chega junto com a idade. Muitas vezes a idade chega sozinha. Por mais maduro que um adolescente possa ser para sua idade, ele continua sendo um adolescente em fase de amadurecimento. e comparar a maturidade de um adolescente com a imaturidade de um jovem não é uma das comparações mais sábias que se possa.

Namorar cedo não torna uma pessoa mais madura no amor. Quem muito namora não fica mais experiente e sim mais ferida. Vida amorosa não é como um cartão de crédito que quanto mais você usa, mais vantagens acumula. Porém romances precoces na prática, ao contrario do que ensina MALHAÇÃO o pior discipulado par adolescentes, tenho observado que a maioria acumula decepções e mágoas, tornando-as pessoas mais feridas. Infelizmente muitos adolescentes só irão concordar com isso daqui há dez anos.

Se você está na adolescência e deseja viver uma experiência com Deus nessa área da sua vida: escolha esperar! ESPERAR o TEMPO CERTO para viver suas experiências sentimentais.

Eu aprendi que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta e também TUDO ESPERA. Apesar deste texto se referir ao AMOR AGAPE (relação de Deus com o homem) eu creio que ele é totalmente aplicável a outros relacionamentos também (pais e filhos, amizades e romances).

Para um adolescente cristão existem outras maneiras lindas de viver essa fase com grande emoções: curtir a família, se envolver na igreja, viver uma experiência missionária, fazer muitos amigos e curtir a vida nos princípios da Palavra de Deus. Esse é um tempo maravilhoso de buscarmos experiencias com Deus que fundamentarão nossas vidas para sempre.

Não perca tempo da sua adolescência acumulando feridas. Com o passar do tempo você descobrirá como valeu a pena esperar. Deus tem um plano lindo para todas as áreas da sua vida, inclusive sua vida sentimental.

Existem adultos hoje que gostariam muito de ter tido o privilégio de ter lido esse texto há 10, 15 ou 20 anos atrás, quando eram adolescentes. Mas não tiveram essa oportunidade que você adolescente hoje, mas aprenderam de forma dolorosa e hoje se esforçam para ensinar seus filhos a não sofrerem os mesmos danos.

Tudo que vale a pena possuir, vale a pena esperar. Então não se esqueça: vale a pena esperar por aquilo que vai durar para sua vida inteira. Os planos de Deus são melhores que os nossos. Você só precisa ser paciente para vive-los no tempo certo.

Com amor, Nelson Junior.

terça-feira, 14 de junho de 2016

CHAG SHAVUOT SAMEACH! - FELIZ FESTA DE PENTECOSTES!


texto: Dionei Vieira - http://www.libertar.in/2016/06/chag-shavuot-sameach-feliz-festa-de.html

No próximo dia 11/06, ao anoitecer, será Shavuot ("Pentecostes", ou "Semanas”). Durante o Shavuot nos lembramos como todo o povo de Israel ouviu a voz de Deus (קוֹל אֱלהִים) falar do meio do fogo no Sinai (Deut. 4:33). Este evento incrível prenunciou o grande advento do verdadeiro Rei e Legislador, quando a Palavra Eterna (דְבַר-יְהוָה) se fez carne para habitar entre nós (Filipenses 2:6-7.; João 1:1,14), e ainda mais, também prenunciou o advento do Espírito da Verdade dado aos discípulos de Cristo (Atos 2:1-4).

Qualquer teologia que diz respeito a Deus como inteiramente transcendente vai ter um problema com a imanência divina, uma vez que a Grandeza, Santidade e Perfeição de Deus vai fazê-lo parecer distante, fora de nosso alcance, muito longe, e até mesmo desconhecido … na teologia Encarnada, por outro lado, manifesta a proximidade de Deus e revela a empatia divina. De fato, o Senhor se tornou Emanuel (עִמָּנוּ אֵל), "um de nós", para compartilhar a nossa condição mortal, conhecer a nossa dor e experimentar o que significa ser ferido pelo pecado, ser abandonado, isolado, esquecido.

O "Eterno feito carne" preenche a lacuna entre o reino da Eternidade [o Ein Sof (אין סוף)], do Deus infinitamente transcendente, e o mundo finito das pessoas perdidas dentro de sua fragilidade pecadora. Sabemos que o SENHOR é um (Deut. 6:4), Adonai Echad (יְהוָה אֶחָד), tanto no sentido de ser exaltado sobre todas as coisas como também no sentido de ser compassivo e envolvido em todas as coisas (Romanos 11:36).

Durante Shavuot (“Pentecostes”) é celebrado a entrega da Lei tanto no Sinai, em tábuas de pedras, quanto em Jerusalém, agora dentro de nossos corações e mentes, como nova criatura, por meio do Espírito Santo (vide Jeremias 31:31-33 e Ezequiel 36:27-27). Celebramos que Deus é realmente o Rei e Governador de tudo, tanto do mundo finito em que vivemos, quanto do infinito e Eterno.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

VOCÊ VAI SABER DE ONDE PROCEDEM AS CONTENDAS

texto: www.lagoinha.com/artigos - Joel Pereira - Raissa Sossai
Tiago 4:1-60
O Apóstolo Paulo insistia em dizer que o bem que seu intelecto entendia como certo era impedido por um desejo da sua alma, que anestesiava seu entendimento pendendo para o que não era certo. Que força é essa dentro de nós que consegue sabotar nosso cérebro?
Há um espírito em nós que deseja intensamente, assim nos inclina a lutar e fazer guerras porque absorve a sabedora terrena. O ser humano tem sede de novidades, do desconhecido, é uma curiosidade instintiva desde o nascimento. Esse sentimento não nos sustenta em tempos de provações, só nos faz pessoas frágeis, contenciosas, invejosas e rixosas.
Tenho visto tanta gente em contenda com pessoas e consigo mesmo, em uma verdadeira batalha que domine seu dia, interfere no seu humor, paralisa seus projetos, interrompe seus relacionamentos, interfere na família. Os problemas são criados quando fazemos o prazer o nosso alvo. Seria a busca da fama, domínio e posição a custa de qualquer coisa.
De onde vem as guerras e contendas que há em você? Tiago faz essa pergunta e ele mesmo responde: “Dos prazeres que militam na vossa carne, porque só querem satisfazer seus próprios desejos”, ou seja, na nossa sociedade individualista e consumista. Vivemos para nossa felicidade. Aí entra um pensamento coletivo, uma ideologia luciferiana, de que feliz é aquele que, ao sentir uma necessidade, acessa o correspondente que vai supri-la de imediato. Esse conceito é antagônico ao que Jesus nos ensinou.
Jesus não falava muito de felicidade, Ele falava de amor. O que conhecemos é o caminho da felicidade egoísta, do EU, um caminho que gera competição, insatisfação e guerra. A bíblia diz que somos um corpo, somos partes um do outro. Tenho me assustado com o prazer que as pessoas sentem em ver o irmão caído, destruído, sem sucesso. A minha felicidade não está em suprir meu EU, mas em suprir a parte de mim que está no meu irmão.
Você precisa descobrir o contentamento em qualquer circunstância, na fartura ou na necessidade. O amor não quer tudo para si, o amor reparte, doa, entrega. Deus nos criou fora dele, assim um pedaço dele está em nós Deus é amor. Esse é o conceito da felicidade de Jesus.
“O que conhecemos é o caminho da felicidade egoísta, do eu, um caminho que gera competição, insatisfação e guerra”.