sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ACALMA-SE

texto: devocionais - Joyce Meyer - lagoinha.com
Porque Deus não tem dado espírito de covardia (de intimidação, de amedrontamento e de medo servil), mas [Ele tem nos dado um espírito] de poder, de amor e… (de uma mente calma e equilibrada, e de disciplina e autocontrole) (2 Timóteo 1.7)
Cada atleta que está em treinamento conduze de forma equilibrada e restringe-se em todas as coisas” (1 Coríntios 9.25 – AMP, grifo da autora). Essa palavra todas é um conceito difícil para compreendermos.
Precisamos ter uma vida disciplinada nas áreas físicas, espiritual e emocional se quisermos desfrutar o plano de Deus. O fruto do Espírito é o domínio próprio, e o fruto da carne é o descontrole.
Paulo disse: “Eu esmurro meu corpo [tratando-o severamente, disciplinando-o duramente) e o subjugo por medo de que, após proclamar aos outros o evangelho e as coisas relativas a ele, eu mesmo me torne desqualificado [não a suportando a prova, reprovado e rejeitado como um impostor]” (1 Coríntios 9.27 – AMP)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ONDE ESTÁ O SEU DEUS?

texto: artigo - Pr Gustavo Bessa - lagoinha.com
Ninguém está isento de passar por lutas e tribulações. Vivemos em um mundo difícil, que se corrompe e se deteriora a cada instante. As nações passam por crises nas mais diferentes esferas. Alguns países sofrem com as guerras e com as bombas que destroem cidades, casas, famílias e sonhos. Outros países vivem a angústia de não saber o que fazer com os imigrantes, com aqueles homens, mulheres e crianças que, fugindo das guerras, buscam desesperadamente pela oportunidade de recomeçarem a vida. É gente que não quer morrer e que se arrisca, movida por algumas faíscas daquela esperança que ainda sobrevive no coração.
Em alguns lugares, as pessoas se desesperam pela condição econômica e política de suas nações. Acostumadas com uma estabilidade econômica e social, elas sofrem diante das instabilidades da política e do mercado. As lojas permanecem abarrotadas com produtos que não atraem consumidores. As fábricas diminuem a sua produção e despedem os trabalhadores. O número de endividados cresce vertiginosamente e as famílias permanecem boquiabertas diante do quadro da desesperança.
O homem que escreveu o Salmo 42 também viveu uma situação de desesperança. Por alguma razão que não sabemos, ele estava vivendo no exílio, longe da família, dos amigos e da sua cidade. O seu maior desejo era o de se apresentar diante de Deus no Templo em Jerusalém (Sl 42.2). A sua vida havia sido virada de cabeça para baixo. Se antes ele conduzia as multidões à casa de Deus, naquele momento ele se encontrava sozinho (Sl 42.4). Se antes ele era admirado e seguido, naquele momento ele estava esquecido e abandonado. Aqueles que antes não tinham a coragem de lhe dirigir a palavra, naquele momento de desesperança lhe lançavam insultos e dúvidas, dizendo: “Onde está o seu Deus?”
Esses momentos de tribulação, lutas e dúvidas são experiências comuns na vida de inúmeras pessoas. No meio dessas batalhas, os adversários tentam se aproveitar da fragilidade dos nossos corações. Eu me lembro das muitas vezes em que o inimigo me lançou sugestões nos ouvidos. O inimigo pareceu colocar-se sorrateiramente ao meu lado e sussurrar: “Onde está o seu Deus? Será que foi Deus mesmo quem lhe falou para tomar aquela decisão? Será que Deus está do seu lado?”
Como é difícil ouvir essas sugestões que lançam dúvidas no nosso coração. No primeiro momento, como não somos feitos de ferro, nos entristecemos e choramos. A nossa tendência é a de nos prostrarmos desanimados, acreditando em todos aqueles sussurros lançados em nossos ouvidos. A nossa outra reação é a de abrirmos a nossa boca e orarmos a Deus, dizendo: “O que está acontecendo? Onde o Senhor está? O Senhor se esqueceu de mim? Tenho buscado viver em fidelidade e pureza, mas o Senhor não vê? Por que o Senhor permite que eu viva essas tribulações enquanto tantos homens maus zombam e riem de mim?”
Quem nunca fez orações assim? Eu já fiz esse tipo de oração muitas vezes. Há poucos dias, eu me prostrei para dizer a Deus, com transparência, todas essas palavras. Com a seriedade e a força do meu coração, argumentei com Deus e apresentei a Ele todas as batalhas que tenho enfrentado nesses últimos tempos. Sei que Ele me ouviu, ainda que, aparentemente, Ele não tenha mudado nada da minha situação externa.
Deus sempre ouve e sempre nos chama à esperança.
Foi assim que o salmista terminou a sua oração. Depois de falar e de se abrir com Deus (como se Deus já não soubesse de tudo!), ele se voltou para a própria alma e falou: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. No final dos lamentos de desesperança e das lágrimas de lamento existem os testemunhos de fé e as promessas de esperança

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O MITO DE QUERER COMPLETAR-SE

texto: Mario Freitas - euescolhiesperar.com

É comum que as pessoas mais jovens, ainda solteiras, busquem alguém que lhes possa completar. Os antigos referiam-se ao parceiro como “a tampa da panela”, ou seja, aquele que vai encaixar-se no que falta, para que sejamos plenos. Isso é um equívoco. Um ser humano não pode completar outro. Somente Deus pode.
Conheço inúmeras pessoas casadas que possuem um vazio no peito. Elas não se completaram no matrimônio. Muitos procuram saciar esse vácuo nas aventuras extraconjugais. Mas o fato é que o cônjuge não o completará. Somente Deus pode fazê-lo.
Biblicamente, eis o que pode efetivamente nos completar:
1) UMA VIDA QUE TENHA PROPÓSITO – Para o apóstolo Paulo, só era possível completar-se através do ministério, do exercício da vocação. Ele diz isso em Filipenses 3.12, como se segue:
“Não que eu já tenha obtido tudo isso… mas prossigo para alcançá-lo” (NVI). Ou seja, somente ao cumprir o propósito de Deus para mim, terei obtido tudo. Só assim serei completo.
O profeta Jeremias disse que o povo de Deus cavou para si cisternas que não retém água, poços rachados que fazem o líquido vazar (Jr. 2.13). Isso significa que somos naturalmente insaciáveis. Somente Ele, a fonte de água viva, pode deixar nosso poço sempre transbordando. Nenhum outro ser humano poderá atender às demandas profundas de nossa insaciabilidade.
2) UMA DEVOÇÃO QUE SUPRA CARÊNCIAS – Veja o Salmo 90, versículo 14: “Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes” (NVI). Somente o verdadeiro amor pode saciar as demandas da alma humana. E esse amor fiel e infalível é o amor de Deus. Nos seus braços, sentimo-nos seguros para nos relacionar com outros. Mas é preciso beber dEle.
Acho curioso que esse versículo fale sobre a manhã. Pois é geralmente à noite que os casais “se amam”. É como se o texto intencionalmente quisesse dizer que a prática devocional diária sacia incomparavelmente mais que as relações da noite. Leia a Bíblia, ore, jejue constantemente. Embora alcançar disciplina seja inicialmente penoso, isso lhe trará a verdadeira satisfação.
3) UMA ATITUDE DE GENEROSIDADE – O texto de Lucas 6.38 é revelador: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês” (NVI). Nas igrejas, é comum que se leia essa passagem no momento das ofertas. Mas o texto não parece falar somente de dinheiro. Aliás, nos versículos anteriores, a ênfase está em dar a outra face, oferecer gentileza, não retribuir o mal. Portanto, significa simplesmente que, se tivermos uma atitude doadora, um coração disposto a dar, conceder, Deus nos fará transbordar.
Quem quer viver completo deve ser mais doador: pense em dar tempo para um projeto social, dar parte de suas férias para missões, dar seus talentos numa causa nobre, dar seus recursos a quem precisa. É um belo paradoxo: Ele nos completa na medida em que nos esvaziamos. Doar liberta.
A verdade é que, se você não se sente completo sozinho, não se sentirá completo acompanhado. Pense nisso enquanto ainda está só. Complete-se em Deus: permita que Ele mesmo seja a tampa da sua panela, seu amigo mais íntimo, sua companhia mais segura. E Ele lhe suprirá com alguém que virá para sonhar com você, para buscá-Lo, e ambos se completarão no Senhor